Carregando...
Educação SuperiorEventos FuturosNotícias

2 em 1 faz palestra na UFU sobre funções e atribuições do NDE

A 2 em 1 Comunicação e Educação participa, no próximo dia 19 de junho, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Santa Mônica, de evento promovido pela Divisão e Formação Docente da Universidade com a palestra da professora Dra. Suzana Schwerz Funghetto, abordando o tema: Funções e atribuições do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

A atividade é destinada a professores e membros dos NDEs com o objetivo de ativar dispositivos pedagógicos que potencializem a atuação do Núcleo diante do processo de implementação dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de graduação.

A palestra abordará temas que apontam para os desafios do NDE no sentido de propor ferramentas para a inovação no que diz respeito à integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atribuições do NDE no uso de tecnologias que fortaleçam as metodologias ativas de modo articulado com todos os componentes curriculares que compõem a matriz curricular, também fará parte da apresentação.

O debate vai abranger, também a gestão acadêmica e a participação do NDE nos colegiados dos cursos para a realização de um planejamento docente integrador, que viabilize atividades conjuntas em cenários de práticas diversificadas, como também projetos de pesquisa e extensão que fortaleçam os PPC.

Vale lembrar que o NDE tem função de acompanhar a consolidação do projeto pedagógico do curso, levando em conta o perfil do egresso, como também zelar pela integração curricular de modo articulado entre as diferentes áreas do conhecimento em adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de cada curso. Entretanto, para além das atribuições formais do NDE, estamos propondo uma reflexão sobre as funções ativadoras do Núcleo, no sentido de fomentar “atos” pedagógicos inventivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *