Carregando...
InternacionalizaçãoNotícias

2 em 1 faz visita à Erasmus University, na Holanda

A 2 em 1 Comunicação e Educação fez uma visita neste mês de abril à Erasmus University Rotterdam, na Holanda, para saber como funciona a internacionalização e da oferta de bolsas de estudo de até 100% para brasileiros que querem fazer pós-graduação.
A Erasmus University Rotterdam, localizada nos Países Baixos, foi fundada em 1913. O nome é uma homenagem ao humanista holandês Desiderius Erasmus Roterodamus. A instituição ganhou fama em áreas como Economia e Gestão, além de pesquisas em áreas médicas. A universidade já alcançou posição de 30º lugar entre as melhores em Business e Management, pelo ranking QS.
Essa ligação com a área vem desde sua fundação. Afinal, em 1913, foi criada como “Netherlands School of Commerce”, uma iniciativa bancada por empresários da época. Somente em 1973, depois de ganhar departamentos em áreas como Ciências Sociais e História, é que recebeu o nome atual.
Quem já procurou detalhes sobre universidades, sejam brasileiras ou estrangeiras, certamente se deparou com um ranking. Em poucas palavras, os rankings universitários sintetizam, numa classificação, a resposta à pergunta “quais são as melhores universidades?” Mais do que isso, eles procuram apontar o que constitui uma universidade que oferta ensino de qualidade, elencando fatores comuns para analisá-las. Entre os exemplos mais conhecidos, estão o QS Ranking e o Times Higher Education, além de classificações regionais e nacionais.
Os rankings têm um desafio enorme: usar a mesma régua para medir universidades variadas. O QS Ranking, por exemplo, se debruça sobre os dados de instituições de ensino em Hong Kong e sobre universidades americanas tradicionais, como Harvard e Yale. Cabe a tais sistemas elencar fatores comuns, que possam ser quantificados e coletados, e transformar tais informações em um sistema fácil de ler. Tão fácil que seja entendido por estudantes indecisos, interessados em uma graduação no exterior, e pelas próprias universidades.
Para saber mais sobre a universidade e sobre a oferta de bolsas acesse aqui.

Eveline de Assis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *