Carregando...
Educação a DistânciaEducação SuperiorNotícias

Feira Brasil aqui tem SUS termina hoje

Uma das atrações que já virou tradição no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde é a Feira Brasil aqui tem SUS, onde instituições e empresas, públicas e privadas, expõem e divulgam suas experiências, produtos, serviços, tecnologias e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos.

A maioria dos conselhos de secretarias municipais de saúde (Cosems) dos Estados estão presentes na Feira Brasil Aqui tem SUS, bem como o Ministério da Saúde, com um grande estande de apoio aos representantes das secretarias municipais de saúde.

O estande do Ministério da Saúde, com representantes de várias secretarias, acompanha a execução do processo das políticas de educação continuada. A maioria dessas ações são direcionadas aos gestões, como contou a presidente do Cosems do Rio Grande do Norte, Maria Soares: “nosso foco é o gestor, no RN temos o projeto De Repente Gestor, que capacita apoiadores que vão colaborar, ajudar os gestores”. Em cada Estado o nome do projeto muda, mas o foco é o mesmo, capacitar apoiadores que vão levar o conhecimento aos gestores.

Já o site do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde tem uma plataforma direcionada à formação continuada, não só de gestores, mas de profissionais da saúde. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) conta com diversas frentes de educação permanente em seu site. Além do campus virtual, que é uma plataforma de formação de recursos humanos em saúde, conta com uma biblioteca virtual que também oferece cursos. O objetivo é diminuir a lacuna entre a produção científica e as decisões em saúde, promovendo a cultura do uso de evidências científicas em decisões em saúde.

Mônica Iassanã, da Opas.

A consultora nacional da saúde da mulher da Opas, Mônica Iassanã dos Reis, contou que atualmente a organização está presente em oito estados brasileiros e a previsão é de, até 2020, estar em mais 12 estados, com a Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia, são recomendações assistenciais para a prevenção, diagnóstico e tratamento da hemorragia obstétrica.

Ainda dá tempo de visitar a Feira Brasil aqui tem SUS, que fica aberta até hoje (5/7) às 18h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *