Carregando...
Conexões WebinarEducação SuperiorEventos RealizadosInovaçãoInternacionalização

Internacionalização, inovação e oportunidades reais para sua IES

A internacionalização deve ser planejada e prevista como um conjunto de atividades integradas, associadas e colaborativas que visam a melhoria do ensino e da pesquisa por meio do compartilhamento de saberes e práticas que visam a produção e disseminação de conhecimento.

Para ampliar a discussão a  2 em 1 Comunicação e Educação, em parceria com a BSB Magazine e a Associação Nacional dos Centro Universitários – ANACEU, realizou nesta quinta-feira (10) mais um Webinar, da Série Conexões. O tema abordado foi a internacionalização, a inovação e as oportunidades reais para as instituições de educação superior. No evento foram debatidos os temas qualidade da oferta, educação 2030 da ONU, globalização, processo de internacionalização, inovação, experiências exitosas e oportunidades de cooperação internacional.

O evento teve como convidadas a advogada Hanna Karla Gomes Pinto, a arquiteta Marcella Silveira Tosetto e contou com a mediação da professora Suzana Schwerz Funghetto .

Segundo Hanna a educação 2030, foi adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, que objetivou o “Desenvolvimento Sustentável traçando 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até o ano de 2030. Entre essas metas prevê assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Também consta da agenda 2030, o embasamento de que a educação tenha qualidade suficiente, que gere resultados de aprendizagem relevantes, equitativos e cientes em todos os níveis e contextos.

Para Marcella, as ações de internacionalização nas instituições de educação superior no país precisam ter uma participação mais efetiva, de forma planejada, com metas definidas nos seus documentos institucionais.

Suzana fez relação entre os preceitos da educação 2030 com o Parecer 334/2019 do Conselho Nacional de Educação que trata sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores. Nesse Parecer há a definição de um perfil do egresso institucional, globalizado com foco na sustentabilidade e inclusão.

O tema do Webinar foi transmitido ao vivo pelo YouTube e contou com participantes do Brasil e do Exterior.

No debate foram explicitadas algumas dicas para as instituições de educação superior sobre o processo de internacionalização, entre elas:

  • imersão em ambientes acadêmicos e profissionais;
  • incentivar o intercâmbio de alunos e professores em pesquisas em rede;
  • fomentar o uso de novas tecnologias educacionais, inclusive com tradução simultânea;
  • ampliar o debate sobre temas transversais, como: meio ambiente, inclusão, equidade e violência;
  • diversificar as práticas pedagógicas com questões globais;
  • incentivar pesquisas multicêntricas;
  • articular currículos e propostas de ensino seguindo os preceitos da educação 2030;
  • publicar editais no mínimo em dois idiomas;
  • aulas ministradas em dois idiomas;
  • site da IES em vários idiomas tanto para o presencial como para o ead;
  • busca de editais internacionais para mobilidade gratuita.

No próximo 11 novembro, às 15h, acontecerá outro evento que dará continuidade sobre o tema, enfocando a captação de recursos e experiências exitosas em programas de internacionalização.

Para assistir novamente o Programa acesse o canal no YouTube 2 em 1 Comunicação e Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *