Enem 2020: maioria prefere prova em maio, após enquete
ENEM
julho 1, 2020

O secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, divulgaram nesta quarta-feira (1º) o resultado da enquete para definir as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e os próximos passos para a realização do exame.

Segundo Lopes, 50% dos participantes responderam que preferem a prova em maio de 2021 – mas a realização do exame ainda deverá ser articulada com entidades, como o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), Associação de Reitores (Andifes), entre outros.

“Com base na sinalização que eles querem fazer a prova em 2021, vamos conversar com representantes do ensino médio e ensino superior para ver quando será”, afirmou Lopes. “A aplicação em maio dificulta a entrada [no ensino superior] no primeiro semestre do ano que vem.” Segundo o presidente do Inep, isso também será levado às entidades.

Lopes afirma que a data definitiva pode não ser em maio, caso as entidades cheguem a este consenso.

“A expectativa é que em duas a três semanas a gente defina a data do Enem após o processo de construção coletiva”, afirma Alexandre Lopes.

Entre os 5,8 milhões de candidatos confirmados para o Enem, 1.113.350 participaram da enquete, 19,3% dos inscritos confirmados.

Entre as opções, estavam as datas:

Opções na enquete para escolha de datas no Enem 2020

Opções Enem impresso Enem digital
1 6 e 13 de dezembro de 2020 10 e 17 de janeiro de 2021
2 10 e 17 de janeiro de 2021 24 e 31 de janeiro de 2021
3 2 e 9 de maio de 2021 16 e 23 de maio de 2021

A votação se encerrou às 23h59 desta terça-feira (30).

Nesta terça-feira (30) a Câmara aprovou o texto-base de uma medida provisória que estabelece “normas excepcionais” para os sistemas de ensino devido às medidas de enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Entre elas, está a determinação de que a data Enem seja definida em articulação com os sistemas estaduais de ensino. Essa alteração não estava prevista no texto enviado pelo Executivo.

Os deputados também aprovaram a flexibilização dos dias letivos e a antecipação da formatura para cursos de graduação da área de saúde.

Desde março, as aulas presenciais estão suspensas em todo o Brasil para conter a pandemia do coronavírus. Quatro meses após o fechamento das escolas, ainda não há definição sobre quando será possível voltar às salas de aula.

Enade 2020

Segundo Lopes, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020 não será aplicado em 2020, devido à pandemia. O exame será feito em 2021.

A prova avalia o aprendizado de universitários em diferentes cursos todos os anos e estava prevista para ser aplicada em novembro.

Sisu

Vogel afirmou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está aberto para verificação de vagas. As inscrições abrem de 7 a 10 de julho.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema do MEC que reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. Para participar do Sisu é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não ter tirado nota zero na prova de redação.

  • Abertura das inscrições: 7 de julho
  • Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59)
  • Divulgação dos resultados: 14 de julho
  • Abertura das matrículas: 16 de julho
  • Encerramento das matrículas: 21 de julho
  • Período de manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59)

Fonte: G1 Educação