Carregando...
Educação Básica

Avamec apresenta reflexões atuais sobre saúde mental e emocional

Evidenciar formas eficazes para que profissionais da educação se aperfeiçoem em seus trabalhos. Esse é o objetivo do Curso de Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar, disponibilizado na plataforma Avamec pela Secretaria de Educação Básica (SEB). A formação, que contém três módulos, possibilita que professores e gestores estejam em contato contínuo com as atuais reflexões sobre saúde mental e emocional.

Aline Fátima de Lucas é professora e coordenadora de uma escola municipal em Cristalina (GO), e afirma que conheceu o curso por meio da secretaria de educação do município. “O curso chegou até mim por meio da secretaria de educação do nosso município, e logo que eu recebi fiquei bastante interessada, tendo em vista o tema que esse curso aborda”, disse Aline.

Aline, como professora da educação básica, entende a saúde e o bem-estar emocional como um tema de extrema importância, especialmente no momento de pandemia que o país vive. Esse pensamento passou a ser mais claro e contínuo após a profissional ter realizado o curso no Avamec. “Eu passei a repensar a forma que eu estava cobrando, até mesmo dos professores que eu coordeno, a maneira de se trabalhar com os estudantes. É preciso sim trabalharmos os conteúdos que nos são propostos pela BNCC ou pelos currículos, mas também precisamos prezar pela saúde mental e emocional desses estudantes e de seus familiares”, afirma a professora.

Nesse sentido, Aline explana sobre a importância do trabalho conjunto entre as escolas e as famílias dos estudantes. “Mais do que nunca, com a pandemia, ficou evidenciada a importância e a necessidade do trabalho entre a família e a escola. Tem que ser um trabalho em conjunto para que possamos ter bons resultados”, disse.

A coordenadora aproveitou a oportunidade para indicar o curso aos profissionais da educação que ainda não o realizaram. “Eu fiz a indicação desse curso aos meus professores e a outros profissionais da educação, e faço, ainda, a quem ainda não realizou essa formação. É um material excelente, riquíssimo e esclarecedor”, afirma Aline.

O Curso de Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar possui carga horária de 180 horas, disponibiliza certificado de conclusão àqueles que concluírem a porcentagem mínima das atividades propostas, e pode ser realizado gratuitamente por todos os profissionais da educação.

Acesse o Curso de Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar.

Fonte: MEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *