Carregando...
CAPESEducação Superior

CAPES prepara novo Plano Decenal de Pós-Graduação

Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), anunciou que a Fundação apresentará, em breve, o novo Plano Nacional de Pós-Graduação, válido para o decênio 2021-2030. O atual Plano se encerra em 2020. “Nossa visão é de que precisamos atualizar os indicadores de avaliação existentes”, explicou.

“Trabalhamos com afinco para apresentar as diretrizes, as metas e as estratégias de um novo Plano Nacional de Pós-Graduação, numa perspectiva que consiga avançar ainda mais em relação às metas do Plano anterior, agregando suas conquistas e seus avanços, dentro do trinômio da educação-ciência-tecnologia, para ampliar a integração entre a academia, o governo e o setor empresarial”, ponderou o presidente.

Durante a entrevista, exibida em 22/11, Aguiar enfatizou os desafios vencidos pela ciência brasileira: “somos o 14º país em volume de produção científica no mundo e alcançamos, por exemplo, a 11º posição na produção de pesquisas sobre o vírus da COVID-19 em 2020”, observando,  entretanto, que “o Brasil precisa avançar muito ainda, em termos de impacto da produção científica, no mundo” e aproveitou para destacar o esforço que a CAPES vem fazendo “para que estes indicadores, que vem crescendo desde 2015, alcancem um patamar ainda maior nos próximos anos”.

Os 20 anos do Portal de Periódicos da CAPES, considerado por ele como “o principal patrimônio da ciência brasileira”, também foram mencionados. Aguiar explicou que em sua gestão à frente da Fundação tem priorizado as necessidades consideradas estratégicas para o Brasil, e  destacou seu “olhar especial para os problemas sociais e econômicos do País”. Sua fala apontou para a atuação “a partir de demandas induzidas, tanto pela CAPES e pelo Ministério da Educação, quanto pelo governo federal”.

Ainda sobre esse tema, Benedito Aguiar falou do Edital de Combate a Epidemias, lançado este ano pela CAPES, de maneira emergencial. “Em função da pandemia de coronavírus, precisamos agir rápido. O edital focou em três linhas temáticas, liberou 1.200 bolsas de forma imediata e tem orçamento total de R$ 200 milhões, para serem aplicados em pesquisas ao longo de quatro anos”.

Para assistir a entrevista acesse: https://tvbrasil.ebc.com.br/brasil-em-pauta/2020/11/brasil-em-pauta-entrevista-o-presidente-da-capes-benedito-aguiar .

Assessoria de Comunicação Social da Capes

Fonte: Ministério da Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *