Começa a capacitação para aplicar o Encceja 2020
Avaliação
25 de maio de 2021

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu início, no último sábado, 22 de maio, à capacitação dos coordenadores que atuarão na aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Foram realizadas duas lives com mais de 2 mil coordenadores (estaduais, municipais e de local), que atuarão diretamente na aplicação das provas.

Nas lives, foram apresentados os perfis dos inscritos no exame, os procedimentos de prevenção contra a COVID-19, além de novidades da aplicação. Com o tema “Navegar é preciso”, a capacitação é pautada pelo cenário atual do mundo. Em função da pandemia de coronavírus, a capacitação dos colaboradores será a distância, por meio de uma plataforma que contém vídeos, uma biblioteca virtual e todos os procedimentos de aplicação. Também estão detalhadas as novidades da edição, com a presença de outros meios didáticos de ensino e aprendizagem. Aproximadamente 50 mil pessoas atuarão diretamente na aplicação do exame.

De acordo com o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Alexandre Avelino, em virtude do contexto de pandemia, as lives são imprescindíveis para a integração dos envolvidos no processo. “Esses momentos são necessários e importantes para a qualidade da atuação dos colaboradores, que repercute na excelência da aplicação”, afirmou.

Aplicação – O Inep ajustou o cronograma do Encceja 2020, levando em consideração o cenário da pandemia no Brasil. Dessa forma, a aplicação será no dia 29 de agosto — a data prevista, anteriormente, era 25 de abril. O exame ocorrerá nas 27 unidades da Federação. Ao todo, 1.630.046 participantes estão confirmados.

Encceja – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é voltado para pessoas que não concluíram os estudos na idade apropriada. Por meio do Encceja, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. Além de possibilitar que os estudantes sejam certificados e sigam adiante em suas trajetórias educacionais, o exame oferece parâmetros para autoavaliação que podem orientar os inscritos na continuidade da formação e na colocação no mercado de trabalho.

Além disso, o Encceja é fundamental no sentido de estabelecer uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. Entre outras finalidades, o exame também possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes.

Dessa forma, o Encceja serve de baliza para a implementação de procedimentos e políticas, visando à melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como ao aperfeiçoamento do processo de certificação. Os resultados das provas também viabilizam o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

 

Fonte: MEC