Carregando...

Conexões – Educação em Cena

Educação em Cena é um programa voltado as questões que envolvem a educação nos níveis básico e superior. Trata-se de um dispositivo interativo que tem como objetivo pautar temas de relevância às IES tanto do ponto de vista acadêmico, administrativo, financeiro e pedagógico.

Nossa intenção é apresentar as CONEXÕES e fluxos acadêmicos necessários que podem facilitar e ativar dispositivos de mudança às situações que fazem parte do cotidiano das instituições de educação básica e superior.

O Programa está previsto para um período de 20 minutos e  contará sempre com especialista da área de educação.

É uma realização  da TV BSB Magazine e a 2 em 1 Comunicação e Educação.

É apoiador desse Programa, a plataforma +Conexão, BSB Magazine e a Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU.

São suporte desse Programa as equipes da 2 em 1 Comunicação e Educação, da +Conexão.

Programas:

DATA: 03/06, as 18 HORAS

Tema: O cuidado integral a pessoa idosa - o papel do farmacêutico

Convidadas:

Gilcilene Maria dos Santos El Chaer 

- farmacêutica Bioquímica, formada pela UFG, especialista em Citologia Clínica, Análises Clínicas, Mestre em medicina Tropical e Doutora em Ciências médicas pela UNB. Concursada da SES-DF foi uma das fundadoras ESCS. Professora reconhecida e homenageada em todas as turmas a qual ministrou aulas, recebeu por duas vezes a comenda do mérito farmacêutico do DF, a ultima em 2014, e atualmente dia 28 de janeiro de 2016 a comenda do mérito farmacêutico concedida pelo Conselho Federal de Farmácia.

Preside hoje o conselho Regional de farmácia do DF e a comissão parlamentar do CFF onde teve um papel fundamental na aprovação da lei 13021/14 que transforma farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde e na aprovação da PL4135/12 que trata da obrigatoriedade do farmacêutico no SUS. Tem capítulos publicados sobre educação farmacêutica, como membro da ABEF. Realizou vários cursos e congressos para a categoria. 

Margo Gomes de Oliveira Karnikowski 

- farmacêutica Bioquímica, pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Patologia Molecular da Universidade de Brasília (2001). Professora adjunta da Universidade de Brasília, atualmente é Coordenadora de Educação à Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), e membro da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do DF (CRF-DF), no qual também foi Vice-Presidente (2014 a 2017). Foi Diretora de Avaliação da Educação Superior no INEP/MEC. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia e envelhecimento humano, assistência farmacêutica, uso racional de medicamentos, farmácia clínica, promoção em saúde, educação superior e educação para saúde.

DATA: 13/05

Tema: 1° programa

Convidados:

Professora Doutora - Suzana Schwerz Funghetto - Possui graduação em Educação Especial Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), Doutora pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial, educação superior, avaliação, educação em saúde, acessibilidade, escolas de governo e formação de professores. Atuou no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, como Coordenadora- Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e IES.

Alcindo Ferla - Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor associado da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como pesquisador no Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, como professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), como professor no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como pesquisador visitante do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/Fapeam e como pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum – Università Di Bologna/Centro de Saúde Internacional e Intercultural. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício). Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: integralidade em saúde, informação e comunicação em saúde, atenção à saúde, educação permanente em saúde, educação e saúde, trabalho em saúde, modelagens tecnoassistenciais em saúde e saúde suplementar.