Carregando...
Educação a DistânciaEducação SuperiorInovaçãoNotícias

Congresso internacional discute inovação para o Ead

congresso

A educação a distância vem crescendo vertiginosamente no Brasil, acompanhamento as tendências internacionais. Essa tendência suscita a discussão da qualidade da oferta dos serviços prestados nessa modalidade na educação superior, principalmente na relação ensino, pesquisa e extensão no universo a distância.
A 2 em 1 Comunicação e Educação, participou como apoiadora da 2ª edição do Workshop NTP de EaD e do Congresso Internacional RCI de EaD, que foi realizado no período entre os dias 12 e 13 de setembro, nas dependências da UNAERP, Universidade de Ribeirão Preto, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, com a participação de representantes de 17 estados do nosso país.
Na mesa de abertura, todos os organizadores estiveram presentes. da esquerda para direita: a coordenadora de Graduação da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNAERP, professora Sonia Maria Camargo dos Santos; a coordenadora Acadêmico-Administrativa de EAD da UNAERP, professora Alessandra Fracarolli Perez; o coordenador geral de Educação a Distância do Centro Universitário Claretiano, professor Evandro Luís Ribeiro, e o pró-reitor de EaD do Centro Universitário Barão de Mauá, professor Dyjalma Antonio Bassoli.
A Rede de Cooperação Interinstitucional de EaD (RCI/EaD) é inédita e tem como objetivo disseminar as boas práticas em educação a distância das instituições participantes da rede como a Universidade de São Paulo (USP), o Centro Universitário Barão de Mauá, Claretiano – Centro Universitário e a Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). A criação da Rede é fruto do tradicional Workshop NTP de EaD, que há mais de uma década reúne estas instituições em um relevante evento que prima pela excelência na pesquisa da área anualmente. Para uma das organizadoras do evento Alessandra Fracarolli Perez ” o evento possibilitou a troca de experiências, trouxe novidades sobre estratégias de retenção de alunos, de EaD no ensino médio, de capacitação de professores, entre outros.”
Como o evento foi presencial e online os inscritos puderam acompanhar as apresentações de mesas temáticas sob a forma de comunicação oral no Youtube em RCI/Ead.
Nas mesas temáticas os palestrantes nacionais e internacionais discutiram sobre a gestão de permanência na modalidade a distancia tendo como foco a identidade, estratégia, linguagem e canais de relacionamento, a promoção da extensão universitária, a capacitação de professores para a educação mediada por tecnologias, o ensino médio híbrido, os desafios e possibilidades da educação contemporânea e as metodologias ativas para inverter a sala de aula.
Segundo a Profª. Sara Luíze Oliveira Duarte, que faz parte do Grupo Educacional São Lucas, as palestras do Congresso RCI/EaD, foram sensacionais em virtude das discussões terem provocado de forma muito consciente e embasada, a importância da EaD na educação superior, o que foi senso comum entre os participantes da 2ª edição do Congresso.
Além disso, as transmissões online por mídias sociais trazem a certeza do acolhimento e acompanhamento daqueles que não puderam se fazer presente fisicamente.
Sara Luíze, ressaltou ainda “a importância de se trabalhar cada vez mais com todos os recursos tecnológicos que possibilitem a inserção, cooperação, colaboração e disseminação de conhecimentos no âmbito da EaD.”
Por fim, a Profª Suzana Funghetto, da 2 em 1 Comunicação e Educação, ressaltou a importância do apoio e parceria desse evento que é “inovador, pois procura discutir o dia a dia da educação a distância, trazendo a tona novos paradigmas para a melhoria da qualidade da oferta dessa modalidade em nosso país a partir das da realidade e das experiências de todas as instituições de educação superior”.

Acompanhe mais informações sobre a educação brasileira em nosso site: https://www.2em1consultoria.com.br/noticias/

Em nosso instagram e na página do facebook:

https://www.instagram.com/2em1consultoria/

https://www.facebook.com/2em1consultoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *