Carregando...
Educação Superior

Conheça a nova plataforma universitária de conteúdo audiovisual do MEC

Ministério da Educação (MEC) lançou o Eduplay, uma plataforma universitária de conteúdo audiovisual desenvolvida por um grupo de trabalho da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN). A plataforma foi elaborada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no âmbito do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), e pela Universidade de São Paulo (USP) no âmbito do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc).

Com o objetivo de se tornar um dos maiores portais de conteúdo audiovisual para a educação e pesquisa do Brasil, a plataforma visa melhorar o atendimento a pesquisadores e professores que necessitam desse tipo de tecnologia, sendo aberto para visualização pública (de qualquer cidadão engajado no assunto).

O Eduplay, por ser um repositório de vídeos, desonera a instituição da necessidade de investir em equipamentos para armazenar esse conteúdo, além de permitir o acesso a conteúdos exclusivos voltados ao ensino, à pesquisa e extensão. A plataforma não possui propagandas comerciais e o controle do conteúdo é fiscalizado pela própria comunidade.

Outro ponto que deve ser destacado a respeito do Eduplay envolve a segurança do conteúdo postado, já que apenas as instituições e os usuários com acesso à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) podem postar conteúdos, aliado ao fato de o Eduplay ser uma plataforma totalmente nacional, desenvolvida e hospedada no Brasil. O portal concentra, ainda, um grande número de canais de TV e rádio, como a TV INES, o Canal Saúde, a TV Escola, os produtos da EBC, TV Brasil e Rádio EBC, além de canais de TV e rádio universitários e podcasts.

Utilizando tecnologia de transmissão adaptativa, é possível alcançar estudantes com dificuldade de acesso à internet e entregar conteúdos audiovisuais com a resolução que melhor se aplique à qualidade da internet de cada usuário. Com isso, a plataforma democratiza o acesso aos materiais disponibilizados a qualquer estudante. O serviço está disponível a todas as universidades federais no endereço: https://eduplay.rnp.br/.

 

Fonte: MEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *