Carregando...
EducaçãoInovaçãoMEC

Conheça o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), coordena anualmente a avaliação de milhares de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, que são distribuídos a estudantes e professores das escolas públicas de educação básica do País.

De forma sistemática, regular e gratuita, o Programa alcança as redes federal, distrital estaduais e municipais e também as instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas ao poder público.

O PNLD é um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo, contemplando cerca de 30 milhões de estudantes, em todo país. Até chegarem às mãos dos estudantes e das escolas participantes do Programa, em todos os municípios do Brasil, as obras passam por uma etapa de avaliação, de pelo menos dois anos, realizada por uma comissão técnica específica, integrada por especialistas das diferentes áreas do conhecimento correlatas, cuja vigência corresponderá ao ciclo a que se referir o processo de avaliação.

O processo de escolha é realizado a partir de uma reflexão coletiva, com base nas orientações constantes no guia do Programa. Atualmente, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC está avaliando os objetos 1 e 2 do PNLD 23; os objetos 3 e 4 estão previstos para serem avaliados em outubro deste ano, ou seja, em 2023 ocorrerá a aquisição e distribuição de livros e materiais pedagógicos e literários, contemplando quatro objetos para o ensino fundamental, anos iniciais.

Acesso o Edital PNLD 2023.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *