Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem - Da teoria a prática

R$ 180.00

Sobre o curso

Neste curso será tratada a temática “Transtornos deAprendizagem”, uma nova roupagem para as “Dificuldades de Aprendizagem,”, pelas vias legais que amparam o processo de inclusão, que agora abarcam as dificuldades e transtornos de aprendizagem em seu seio também. Nesta perspectiva, este curso apresentará o tema transtornos de aprendizagem a partir de pontos de vista distintos, que incluem a visão pedagógica sobre o assunto e o ponto de vista da capacidade de entendimento dos alunos, sob o prisma dos transtornos de aprendizagem. Acredita-se que, desta maneira, será possível oferecer um espectro mais amplo do problema. Sabe-se que os transtornos de aprendizagem vão além da sala de aula, pois a criança convive com seu meio social e interage com o mesmo. Por mais que a escola esteja qualificada e ofereça excelentes recursos didáticos, muitas crianças podem estar passando por dificuldades que estão associadas ao convívio familiar e aos conflitos inerentes ás suas famílias, que perturbam a capacidade de aprender, já que em muitos lares há problemas de afeto e de relacionamento. Não é por acaso que sempre se sugere uma parceria entre escola, família e comunidade quando há problemas de aprendizagem. Em um primeiro momento, apresentaremos a temática o problema do ponto de vista didático, uma vez que a cultura ou a civilização pode ser como um complexo que inclui conhecimento, crença, arte, leis, moral, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade. Pretende-se, no decorrer do curso, além do que já foi citado, trabalhar algumas das seguintes temáticas: - Uma breve introdução sobre o tema “transtornos de aprendizagem” nas óticas da educação e da psicologia; - traçar um diálogo sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem: quais as semelhanças e diferenças? - abordar os transtornos específicos relacionados as habilidades de aprendizagem - proporcionar algumas reflexões no