Carregando...
Notícias

Comemoração do Dia Nacional do Livro

fnde

Nesta terça-feira, 29 de outubro, comemorou-se o Dia Nacional do Livro e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), reforça a data pontuando um programa que incentiva jovens a ler. Trata-se do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que também distribui acervos literários.

De acordo com a diretora do CEF, Ana Paula Salim, o programa é essencial para a escola adquirir material didático. “Além de fazer a opção pelos livros didáticos, a gente [corpo docente] poder escolher os livros”, destacou. Segundo ela, os professores conseguem ter maior facilidade para trabalhar as obras em sala de aula, porque individualiza de acordo com a realidade dos estudantes.

PNLD – O Programa Nacional do Livro e do Material Didático é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas.

De acordo com a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Nadja Rodrigues, a execução do PNLD é realizada de forma alternada. “São atendidos em ciclos diferentes os quatro segmentos: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.  Os segmentos não atendidos em um determinado ciclo recebem livros, a título de complementação, correspondentes a novas matrículas registradas ou à reposição de livros avariados ou não devolvidos”, explicou.

Em 2019, o programa distribuiu 126 milhões de exemplares para mais de 35 milhões de alunos da rede pública. Além dos didáticos, as escolas também receberam neste ano, pela primeira vez, cerca de 53 milhões de livros literários, tanto para acervo de biblioteca quanto para uso dos estudantes em sala de aula. Foram atendidas cerca de 90 mil escolas de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio.

Fonte: MEC.

Mais informações sobre a educação brasileira em nosso site: https://www.2em1consultoria.com.br/noticias/

Não se esqueça de nos seguir nas nossas mídias sociais:

https://www.instagram.com/2em1consultoria/

https://www.facebook.com/2em1consultoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *