Carregando...
Notícias

Divulgados gabaritos preliminares do Enade 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, 17 de novembro, os gabaritos preliminares das questões de múltipla escolha e os cadernos de prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 em seu portal gov.br/inep.

O Enade 2021 foi aplicado no último domingo, 14 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Apesar do cenário pandêmico, a realização do exame contou com a presença de 75,4% do total de inscritos (489.958) e aconteceu sem intercorrência. Nesta edição, o Enade avaliou estudantes concluintes de 8.009 cursos de 30 áreas do conhecimento.

Os participantes tiveram quatro horas para resolver 10 questões de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e 30 de componente específico, próprias de cada área de avaliação. As duas partes da prova são compostas por questões discursivas e de múltipla escolha. A parte discursiva envolve situações-problema e estudo de casos. Também avalia aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

Regularidade – O Inep divulgará a relação de estudantes em situação regular junto ao Enade no dia 15 de dezembro. Os inscritos que não compareceram à aplicação da prova precisam regularizar sua situação para colar grau, por meio da solicitação de dispensa da prova, no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022.

Resultado – O resultado individual do Enade 2021 será divulgado pelo Inep, por meio do Boletim de Desempenho do Estudante, em 31 de agosto de 2022, no sistema do exame.

Já os resultados de cursos, instituições de educação superior e áreas de avaliação serão disponibilizados para consulta pública no Diário Oficial da União, no Sistema Enade, no Sistema e-MEC e/ou no portal do Inep, na forma de conceitos, relatórios de curso, relatórios de instituições, relatórios síntese de área e microdados, em data a ser informada posteriormente.

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas ligados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *