Carregando...
Notícias

Encceja 2019: Cartão de confirmação liberado

encceja

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta segunda-feira (12), o acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. O documento pode ser acessado na Página do Participante.


O Cartão do Enceja 2019 informa o local, data e o horário das provas, inclui as áreas de conhecimento relativas à certificação, opção de atendimento especial e/ou pelo nome social, se for o caso, e a secretaria de educação ou instituto federal que será emitido o certificado.


A edição deste ano do Enceja bateu recorde de inscrições. No total, 2.973.375 se inscreveram, sendo 2.331.799 para obter o certificado do ensino médio e 641.576 do ensino fundamental. Esse número representa um aumento de 75% em relação ao ano passado, que foram feitas 1.695.607 inscrições.


Para poder participar da prova para o ensino fundamental é necessário ter 15 anos ou mais até o dia 25 de agosto. Para o ensino médio, 18 anos ou mais.


As provas do exame, serão realizadas no dia 15 de agosto, das 9 às 13h e das 15h30 às 20h30, de acordo com o horário de Brasília. Pela manhã, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, enquanto na parte da tarde serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15.


Para a realização das provas, os participantes deverão ter em mãos o documento original de identidade com foto e uma caneta de tinta preta, com fabricação de material transparente. É recomendável também que os estudantes levem o cartão de inscrição e um lanche.


O exame é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de elaborar uma redação.


As provas do ensino fundamental são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física e Redação; História e Geografia. As do ensino médio são: Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos; Redação; Ciências Humanas.


O resultado do Encceja 2019 ainda não tem data definida pelo Inep, mas as notas do ensino médio costumam sair em novembro, enquanto o desempenho do ensino fundamental é divulgado em dezembro.


A certificação é feita pelas secretarias de educação e alguns institutos federais de educação, locais que também emitem as declarações de proficiência. É necessário tirar 100 pontos em cada prova objetiva do Encceja para ser aprovado, enquanto a redação exige pontuação mínima de 5 pontos (do máximo de 10).


Os participantes que tirarem a nota mínima em uma ou mais provas, mas não tiver a pontuação necessária em todas as áreas, poderão solicitar a declaração de proficiência para que as disciplinas sejam eliminadas de suas provas do Encceja 2020.

(Fonte Uol)

Acompanhe mais informações sobre a educação brasileira em nosso site: https://www.2em1consultoria.com.br/noticias/

Em nosso instagram e na página do facebook:

https://www.instagram.com/2em1consultoria/

https://www.facebook.com/2em1consultoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *