Carregando...
Notícias

Escolas rurais sem estrutura para acesso à internet

escolas rurais sem acesso

43% das escolas rurais não tê acesso à internet por falta de infraestrutura da própria cidade, de acordo com uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que foi divulgada nesta semana, e desse total, 24% apontaram alto custo em relação à conexão.

Ao ser comparado com a zona urbana, foi percebido que 98% das escolas urbanas possuem acesso à internet, em pelo menos um computador. Nas escolas rurais, esse índice cai para 34%, e mesmo que tenha computador conectado, eles nem sempre estão disponíveis para os estudantes: a pesquisa aponta que 62% das escolas rurais não tem computadores para acesso dos alunos.

Nas escolas urbanas, a pesquisa indica indica que 89% dos alunos do ensino médio recorrem a vídeos e tutoriais da internet como fontes de informações para estudar. Os usos são variados: Eles têm acesso sozinhos (86%), acessam com alunos e amigos (81%), com familiares e outra pessoas (69%), e com professores ou educadores (43%).

Ao total, 48% dos alunos afirmam terem sido orientados pelos professores a fazerem uso da internet, como uma forma de pesquisa e conhecimento mais amplo. Nas escolas particulares esse índice é de 68%, e nas públicas, de 44%.

Outro lado da pesquisa mostra que 54% dos estudantes de escolas pública e particulares, disseram que os professores os ajudaram a usarem a internet para fazerem trabalhos e pesquisas escolares; 57% dos profissionais da educação deram sugestão de sites para que os alunos naveguem, e 51% pediram para que os estudantes comparassem informações em vários sites diferentes para que tivessem uma perspectiva maior de alguma assunto abordado.

TIC Educação 2018

A pesquisa foi feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O levantamento foi feito entre agosto e dezembro do ano passado.

(Fonte G1)

Mais notícias sobre educação em nossa página e em nosso instgram:

https://www.2em1consultoria.com.br/noticias/

https://www.instagram.com/2em1consultoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *