Carregando...
Notícias

Inep inicia capacitação dos aplicadores do Saeb 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última sexta-feira, 22 de outubro, a live de abertura da capacitação a distância do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Participaram da live cerca de 2,5 mil colaboradores, entre coordenadores e subcoordenadores estaduais, além dos coordenadores de polo. O treinamento foi promovido pelo Inep e pela Fundação Cesgranrio, instituição aplicadora do Saeb 2021. A partir desta segunda-feira, 25 de outubro, a plataforma de educação a distância (EaD) do Saeb está disponível para capacitação dos colaboradores que atuarão na avaliação.

O treinamento tem o objetivo de apresentar aos colaboradores os principais procedimentos de aplicação da avaliação, o público-alvo, o protocolo de biossegurança de prevenção à covid-19 a ser seguido no dia da aplicação do Saeb, além da metodologia de capacitação dos aplicadores. A participação na capacitação é obrigatória para atuação na avaliação.

O diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Alexandre Avelino, participou da live de abertura da capacitação do Saeb. Na ocasião, o diretor falou do esforço e do empenho tanto do Inep quanto dos demais envolvidos na avaliação – Fundação Cesgranrio, gráfica e Correios — para que a aplicação dos instrumentos do Saeb ofereça segurança sanitária. “Todos vocês, colaboradores, têm um papel importantíssimo para isso. Saibam que estamos trabalhando de forma organizada e integrada, para que a aplicação ofereça o distanciamento social e garanta segurança sanitária adequada para todo mundo”, explicou.

Além disso, Avelino também lembrou aos coordenadores a importância da avaliação para aferir a qualidade da educação básica no Brasil, bem como para gerar indicadores de aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais.

Na mesma linha, o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Anderson Oliveira, contextualizou o atual cenário da educação brasileira e pontuou a importância de, por meio do Saeb, produzir evidências que orientem o Ministério da Educação (MEC) nas tomadas de decisão. “A excelência que o Inep tem na condução desses trabalhos é decorrente do comprometimento dos colaboradores, da Cesgranrio e de todos os envolvidos para nos ajudar a fazer essa entrega de forma extraordinária”, concluiu.

Questionário eletrônico – Desde o dia 13 de outubro, os questionários do Saeb, em formato eletrônico, estão sendo aplicados para dirigentes municipais de Educação, diretores de escolas de educação básica e professores da educação infantil. O formulário ficará disponível até 23 de dezembro. Os links para o preenchimento do instrumento foram enviados para os responsáveis por e-mail.

Agendamento – A partir desta segunda-feira, 25 de outubro, o Inep realizará o agendamento da aplicação dos testes cognitivos e questionários em papel para professores e alunos das escolas participantes. O contato será feito pela Fundação Cesgranrio para informar o período de aplicação e agendar dia e horário da avaliação.

Aplicação – Os testes e os questionários em papel do Saeb 2021 serão aplicados no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, conforme agendamento e seguindo os protocolos de biossegurança preconizados para prevenção à covid-19.

Cartilha – A Cartilha do Saeb 2021 está disponível para download no portal do Inep. O material apresenta as principais características da avaliação, os procedimentos de prevenção à covid-19 que serão adotados durante a aplicação e o passo a passo para a aplicação dos instrumentos nas escolas.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações em larga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de aspectos da qualidade educacional. A avaliação é composta por testes cognitivos e questionários, aplicados a cada dois anos em escolas da rede pública, e em uma amostra da rede privada.

O Saeb permite que as escolas e as redes estaduais e municipais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.

Confira a Cartilha Saeb 2021

Acesse o Sistema Saeb

Saiba mais sobre o Saeb

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *