Carregando...
Acessibilidade

INES disponibiliza biblioteca digital com materiais para e sobre a educação de surdos

Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) disponibiliza, por meio do Núcleo de Educação Online (NEO), o Repositório Digital Huet. Trata-se de uma biblioteca digital com materiais em Libras e Português para e sobre a educação de surdos. O Repositório contém diversos materiais desenvolvidos por profissionais do INES e de outras instituições. Estão disponíveis entre os materiais: livros, animações, documentos manuscritos e trabalhos apresentados em congressos.

O INES, ao criar o Repositório, objetivou oferecer a todos os usuários um ambiente de busca unificada de informações, que estavam dispersas em diversas instituições. Dessa forma, a biblioteca digital trabalha reunindo, armazenando, organizando e preservando materiais específicos para a educação de surdos.

O Repositório Huet foi construído com o auxílio de profissionais surdos e ouvintes de diversas formações e setores do INES e de outras instituições, resultando num sistema que atendesse aos parâmetros de acessibilidade da informação para surdos. A biblioteca é composta por quatro comunidades:

  • Arquivo Histórico, composto por um acervo histórico externo e um acervo histórico do próprio INES;
  • Áreas do Conhecimento, compostas por seis áreas, sendo elas: ciências biológicas; ciências da saúde; ciências exatas; ciências humanas; ciências sociais aplicada; linguística, letras e artes;
  • Diversão e Lazer, comunidade composta pelas categorias: esportes; humor; infantil; e produções culturais; e
  • Jornalismo, composto por documentários, jornais e reportagens.

Conheça o Repositório Digital Huet.

 

Fonte: MEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *