Carregando...
Educação Básica

Iniciada capacitação da verificação do Censo Escolar 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, a capacitação on-line dos técnicos das secretarias municipais de Educação e dos responsáveis pela declaração do Censo Escolar nas escolas. Ao todo, serão realizados dez treinamentos, um para cada município selecionado pela verificação do Censo Escolar 2020 — que, devido à pandemia de COVID-19, está sendo realizada a distância. A capacitação tem o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância da pesquisa estatística, visando à melhoria da qualidade dos dados informados ao Sistema Educacenso.

Para cada município, o Inep disponibiliza aproximadamente 30 vagas para gestores e técnicos das redes de ensino, diretores, secretários escolares e demais profissionais que trabalham com a declaração e o acompanhamento do censo no município. Na capacitação, os participantes recebem orientações sobre o Censo Escolar, como definições, conceitos e finalidades. Também são apresentadas programas e políticas educacionais que utilizam os dados da pesquisa, além dos sistemas de disseminação dos dados estatísticos do Inep e dos dados dos municípios que receberam a verificação do Censo Escolar.

Verificação – Tradicionalmente, a verificação do censo é realizada in loco, feita pela Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep desde 2012. O objetivo é monitorar o preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica, assim como orientar os usuários do Sistema Educacenso. Geralmente, essa atividade é realizada durante o período que antecede a publicação preliminar dos dados do censo do ano em questão, possibilitando, assim, a correção das inconsistências no período de retificações.

Contudo, devido à crise sanitária causada pela COVID-19, a verificação do Censo Escolar 2020 precisou ser adaptada ao modelo virtual. Ao todo, foram dez reuniões, com representantes de dez municípios selecionados a partir do cálculo da Taxa de Risco. Na tarde da última segunda-feira, 21 de junho, o Instituto encerrou a série de reuniões com os municípios selecionados.

Taxa de Risco – A taxa é utilizada para classificar os municípios quanto ao risco do preenchimento incorreto de informações escolares. O cálculo considera quatro aspectos: indicador de matrículas observadas e esperadas; indicador de coeficiente de variação do número de matrículas; indicador de inconsistências na trajetória escolar dos alunos; e denúncias de erros nos dados informados ao Censo Escolar, consolidadas no Mapa de Risco.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Fonte: INEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *