Carregando...
Educação BásicaMECNotícias

MEC promove evento de lançamento do aplicativo Clique Escola 2.0

O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nesta quarta-feira (9), o evento de lançamento da versão 2.0 do aplicativo educacional gratuito Clique Escola. A nova versão, que já está disponível para download, apresenta dados atualizados e funcionalidades inéditas. Agora, a plataforma oferece uma oportunidade de interação entre os diretores escolares de todo o Brasil e um espaço para divulgação de projetos escolares.

O evento contou com a presença do secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, e do coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica, José Roberto Ribeiro. “Estamos usufruindo das possibilidades que a tecnologia nos oferece para incentivar acesso à informação e participação popular na constante evolução da educação brasileira. Além da transparência e do controle social, queremos promover uma forte interação entre a comunidade escolar e entre os cidadãos e a escola.”, disse o secretário Mauro durante a abertura do evento.

O Clique Escola disponibiliza várias informações, como dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); taxa de distorção idade-série; taxas de rendimento; e repasses financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Além dos dados, as novas funcionalidades dão oportunidade para que os gestores educacionais troquem experiências e, assim, aperfeiçoem metodologias e técnicas, por meio do compartilhamento de projetos escolares.

As informações do aplicativo são retiradas do banco de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), e o desenvolvimento da nova versão conta com a participação do Centro de Artes e Comunicação (CAC), da UFPE.

Lançada em março de 2020, a primeira versão do Clique Escola obteve cerca de 215 mil downloads. A plataforma foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o MEC e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Centro de Informática com o objetivo de dar transparência aos dados educacionais e financeiros das mais de 180 mil escolas públicas e privadas de educação básica do Brasil. “É muito importante dizer que qualquer cidadão pode baixar o Clique Escola”, esclarece José Roberto Ribeiro.

De acordo com o secretário Mauro, o MEC deseja “uma grande expansão do número de downloads. Assim, o aplicativo Clique Escola será referência em informações rápidas e claras na palma da mão a respeito de todas as escolas do país”.

Assista ao evento de lançamento do aplicativo Clique Escola 2.0

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *