Carregando...
Educação Básica

MEC promoveu a Primeira Jornada do Programa Brasil na Escola

O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na última segunda-feira (28), a Primeira Jornada do Programa Brasil na Escola (PBE). O evento foi promovido com o intuito de orientar as escolas contempladas pelo Eixo Apoio Técnico e Financeiro do PBE quanto à realização dos Planos de Atendimento da Escola (PAE).

Participaram da abertura do evento o secretário de educação básica, Mauro Rabelo; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia; o secretário de educação do Piauí, Ellen Gera, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e o diretor de políticas e diretrizes da educação básica, Helber Vieira.

O secretário de educação básica, Mauro Rabelo, explanou sobre a importância do PBE para a educação brasileira. “Esse Programa veio para ocupar um espaço de grande necessidade dos anos finais do ensino fundamental. Nós carecíamos de uma política específica”, afirmou Rabelo.

Helber Vieira, diretor de políticas e diretrizes da educação básica, afirmou que o MEC se empenhará nesse grande desafio de apoiar tecnicamente e financeiramente as escolas selecionadas no primeiro eixo do Programa.

O secretário de educação do Piauí, Ellen Gera, falou sobre a importância do evento promovido pelo MEC. “É muito importante esse engajamento coletivo da União, dos estados e dos municípios, para que seja possível manter o vínculo com as escolas”, disse o secretário.

Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime, ressaltou que “o Brasil na Escola é uma oportunidade para que as escolas coloquem o foco na aprendizagem” e agradeceu pelo convite para compor a mesa da Primeira Jornada do Programa Brasil na Escola.

A abertura do evento contou com uma breve apresentação sobre o Eixo Apoio Técnico e Financeiro do PBE; seguida da abordagem de questões técnicas do PAE; apresentação do perfil das escolas validadas, do plano de ação e do plano de atendimento da escola; apresentação sobre indicadores educacionais, promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e apresentação do sistema de alerta preventivo.

O evento, que se estendeu até o turno da tarde da última segunda-feira, também contou, em sua programação, com blocos de apresentação sobre o acompanhamento personalizado do aprendizado; a Busca Ativa Escolar; e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Também foi anunciado durante o evento que será liberado, ainda nesta semana, o edital para consulta pública  do Eixo Inovação do PBE, em que serão investidos R$ 27 milhões em pelo menos 54 escolas para a implementação de projetos inovadores que serão disseminados, estudados, implementados e acompanhados pelo MEC.

A Primeira Jornada do Programa Brasil na Escola pode ser acessada por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=imilswfy0ac

Fonte: MEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *