Carregando...
Notícias

Portaria é publicada visando instituir e regulamentar o PRODEPS

O Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde – PRODEPS, instituído pelo Ministério da Educação sob a responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior – DDES/SESu/MEC, trata do financiamento de bolsas-preceptoria para supervisionar estudantes de medicina na etapa de internato.

O internato é uma etapa do curso de Medicina com duração de 2 anos que ocorre nos últimos períodos da graduação. O objetivo é que os alunos tenham uma vivência 100% prática, realizando o atendimento aos pacientes sob supervisão de médicos
:  professores e preceptores. É o estágio obrigatório regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC). Pelo menos 35% do curso de Medicina deve ser dedicado ao internato. Ali o acadêmico de medicina tem a oportunidade de aperfeiçoar habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional.

O PRODEPS existe com objetivo de fomentar a atividade de preceptoria, conduzida por   profissionais experientes, que auxiliam na formação nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES  sem Hospitais Universitários próprios, fazendo com que a formação médica seja fortalecida para o exercício do profissional no Sistema Único de Saúde – SUS.

No dia 24 de dezembro de 2021 foi publicada no Diário Oficial a portaria que institui e regulamente o PRODEPS, com isso, 44 cursos de graduação em Medicina criados à partir da Política Nacional de Expansão de Escolas Médicas foram beneficiados com o pagamento de 1.410 bolsas mensais de R$ 1.100 para preceptores, influenciando positivamente na supervisão de mais de 5.600 estudantes.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *