presidente
Presidente da CAPES fala das iniciativas em sua gestão
Educação BásicaEducação SuperiorInovação
Isaque Eustórgio 10 de março de 2020

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES), Benedito Aguiar, discursou hoje (10) no Conselho Nacional de Educação (CNE), em reunião do Conselho Pleno, para tratar sobre a sua gestão até o momento. 

Aguiar defendeu a distribuição de bolsas de forma meritocrática, destinando maiores recursos a programas de pós-graduação com maiores notas e maior relevância estratégica, segundo critérios de avaliação da CAPES. 

Em regiões com um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a CAPES concederá mais verbas para fomentar o desenvolvimento científico na região. Esses recursos estão vedados para as grandes metrópoles que, apesar de estarem inseridos em contexto de condições de extrema desigualdade social, ainda são os que costumam receber os maiores IDH.

Como medidas para o desenvolvimento da alfabetização, Aguiar citou o programa Tempo de Aprender, e a prorrogação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que visam prestar formação continuada e qualificada para os profissionais da educação básica.

O Tempo de Aprender consiste no envio de professores brasileiros à Portugal, para capacitação teórica e prática, com bons exemplos de todo o mundo. A ideia é que os professores consigam repassar o conhecimento adquirido em sua comunidade, de forma a desenvolver a educação básica no país. 

O PIBID permite aos estudantes de licenciatura a ter contato com experiências práticas em sala de aula, em diferentes contextos socioeconômicos e desde a primeira metade do curso

Por fim, criticou a falta de inovação nas universidades brasileiras, focadas em problemas internos à academia e não às demandas sociais. Para Aguiar, chegou-se próximo ao esgotamento do modelo de formação acadêmica no Brasil, que prioriza a quantidade em detrimento da qualidade. Assim, defende uma aproximação das universidade federais e o investimento privado, que é o combustível da inovação tecnológica. 

Fonte: 2em1 Consultoria

Acompanhe mais informações sobre a educação brasileira em nosso site: https://2em1consultoria.com.br/noticias/

Em nosso instagram e na página do facebook:

https://www.instagram.com/2em1consultoria/

https://www.facebook.com/2em1consultoria/