Carregando...
Intergeracionalidade

Projeto Uniser desenvolve metodologias ativas para aprendizagem ao longo da vida

A Organização Mundial da Saúde considera de grande importância todas as medidas, políticas e práticas, que contribuam para um envelhecimento saudável. Todas as estratégias que sejam possíveis de desenvolver e que promovam o convívio, a aprendizagem de novos conhecimentos e a sociabilidade são de grande valia para as pessoas idosas, tendo um efeito na sua saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Promover a autonomia das pessoas idosas, o direito à sua autodeterminação, mantendo a dignidade, integridade e liberdade de escolha é um dos objetivos centrais do Projeto de Extensão da Universidade de Brasília que desenvolve metodologias ativas de aprendizagem ao longo da vida, o que ainda é inédito na educação superior brasileira. O projeto, intitulado Universidade do Envelhecer – Uniser, além de trabalhar temas sobre o envelhecimento saudável, cidadania e empreendedorismo, contribui para que os idosos conservem as capacidades cognitivas e desenvolvam novas habilidades, vislumbrando ainda a reinserção no mercado de trabalho. Para a professora Margo Karnikowski, coordenadora do projeto: “O envelhecimento saudável depende do equilíbrio entre o declínio natural das diversas capacidades individuais, mentais e físicas e a obtenção dos objetivos que se desejam alcançar. A universidade tem o dever de contribuir com estudos e ações para a melhoria da qualidade de vida de uma população que envelhece a cada dia. Projetos como o Uniser estimulam o idoso a discutir e aprender  por meio de metodologias ativas sobre o presente e o futuro, inclusive com perspectivas de voltar ao mercado de trabalho. Estimulam também a troca de conhecimento intergerações e produzem novos saberes “.

Hoje a noite, 103 idosos, do Campus Darci Ribeiro, dos Polos Candangolândia, Estrutural e Taguatinga concluíram a sua participação no projeto Uniser. Momento especial para todos os envolvidos em especial alunos, professores, familiares, voluntários, colaboradores e parceiros.

Fonte: 2 em 1 Comunicação e Educação
 
#portaluniserunb #ieeh #2em1consultoria #envelhecimentosaudável
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *