Carregando...
Notícias

Publicada retificação no edital do Celpe-Bras 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 14 de setembro, uma retificação no Edital n.º 49, que altera o cronograma e atualiza o número de vagas e de postos aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2020. De acordo com a retificação, as inscrições seguirão até esta quarta-feira, 16, conforme divulgado pelo Inep na última sexta-feira, 11.

Confira o cronograma atualizado:
Inscrições 31 de agosto a 16 de setembro
Solicitação de atendimento especializado 31 de agosto a 16 de setembro
Solicitação de tratamento pelo nome social 31 de agosto a 16 de setembro
Pagamento da taxa de inscrição 31 de agosto a 19 de setembro
Homologação pelo posto aplicador 31 de agosto a 21 de setembro

Tiveram o número de vagas atualizado postos aplicadores de Curitiba (PR); Santa Cruz do Sul (RS); Barcelona, na Espanha; Cidade do México, no México; São Tomé, em São Tomé e Príncipe; e Quito, no Equador.

Alguns locais de aplicação do exame foram excluídos da edição, em cidades como Salvador (BA); Fortaleza (CE); Davis, nos Estados Unidos; Chaco, Mendoza e Misiones, na Argentina; e Lima e Arequipa, no Peru. A retificação também acrescenta um novo posto aplicador na cidade de Paris, na França.

Para se inscrever no Celpe-Bras 2020, é preciso preencher o cadastro pela internet, na página do Celpe-Bras. As provas serão aplicadas nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, simultaneamente, no Brasil e no exterior. As vagas para cada posto aplicador são limitadas.

As orientações sobre o valor da taxa de inscrição e o horário de realização do exame deverão ser obtidas diretamente no posto aplicador escolhido. O valor máximo será de R$ 230 nos locais de prova do Brasil. Já nos postos aplicadores do exterior, o valor máximo, em moeda local, será o equivalente a US$ 115 (dólares americanos).

Celpe-Bras – O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o certificado também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização.

COVID-19 – A aplicação do Celpe-Bras 2020 deverá obedecer às regras de distanciamento social entre os participantes, com a utilização de álcool em gel durante a aplicação e de máscara, inclusive pelo participante, que deverá comparecer ao local de provas portando pelo menos duas máscaras para proteção facial, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade.

Fonte: INEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *