Carregando...
Notícias

Saúde coletiva é tema de Workshop Internacional entre Italianos e Brasileiros

Começou nesta segunda feira (22), de forma online, o 10º Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro: “Saúde coletiva com oportunidade de salto de espécie”. O encontro tem como objetivo debater: formação, pesquisa e práticas em saúde coletiva.

Entre os temas discutidos está, “Covid-19 como pedagoga de políticas de saúde”, e os efeitos da pandemia produzidos no sistema de serviços e nas políticas públicas e posições assumidas nos dois contextos italiano e o brasileiro.

De acordo com o professor e doutor em Educação, Alcindo Ferla, a vacina é importante, no entanto, ela não vai resolver todos os problemas. “Temos vários problemas na saúde pública, acentuados em função do pandemia do corona vírus, só a vacina não resolve essas questões”. Ferla, ressalta que é necessário um amplo debate para aprimorar e qualificar a saúde coletiva.

Já Rodrigo Oliveira, presidente da COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), alerta para baixa qualidade e pouca oferta de leitos hospitalares do SUS. Segundo ele, “a pandemia desperta para a necessidade de se fazer uma revisão das nossas práticas de oferta de tratamento de saúde”.

A 2 em 1 Comunicação e Educação participou ativamente dos debates dos últimos anos, promovido pelo laboratório Ítalo-Brasileiro, por isso, está atenta as movimentações em torno da cooperação interinstitucional entre universidades, instituições e serviços de saúde dos dois países lançado em 2014 e que se dedica à pesquisa, formação e cooperação entre a Região Emilia-Romagna e o Brasil.

Serão discutidos ainda iniciativas à realização de intercâmbios e visitas de aprofundamento, seminários e workshops de formação e capacitação nos dois contextos.

Objetivos da colaboração entre Emilia-Romagna e Brasil

  • Promover a troca de experiências entre Brasil e Itália na área de organização e gestão de serviços de saúde e previdência
  • Desenvolver modelos inovadores de treinamento e práticas profissionais
  • Facilitar a transferência e produção de conhecimento a partir das experiências adquiridas
  • Monitorar e avaliar projetos em andamento
  • Fortalecer a cooperação técnica e científica entre os dois contextos, por meio de iniciativas locais e internacionais
  • Aprofundar o papel das redes de cooperação internacional como ferramenta de inovação e qualificação.

Vão participar do Workshop: gestores, administradores, profissionais sociais e de saúde, pesquisadores e professores, sociedade civil de ambos os países.

Programação, compromissos e inscrições

  • 23/02/2021 14h00 – 17h30: Rodas de conversa – Sala 1: Teles serviço, proximidade e cuidado intermediário: que salto de espécie nos espera?

inscrições online

  • 23/02/2021 14h00 – 17h30: Rodas de conversa – Sala 2: Intervenções comunitárias: a abordagem da Terapia Comunitária Integrativa

inscrições online

  • 23/02/2021 15:00 – 18:00: Procure pesquisa colaborativa g-local (sala 3). Covid na Itália e no Brasil: conversas sobre a experiência do nascimento

inscrições online

  • 24/02/2021 14h30 – 16h30: Rodas de conversa (sala 3) Pesquisa Colaborativa: O Aconselhamento Familiar – Modelos de Proximidade Artigianário Popolare

inscrições online

  • 24/02/2021 14h30 às 17h30: Rodas de conversa – Sala 1: Bonecos de pontes e serviços de proximidade

inscrições online

  • 24/02/2021 14h30 às 17h30: Rodas de conversa – Sala 2: Participação e formas de representação

inscrições online

  • 24/02/2021 14h30 às 17h30: Roda de conversa – Sala 3: Pesquisa Colaborativa: o Aconselhamento Familiar – modelos de proximidade “- Artigianário Popolare

inscrições online

  • 24/02/2021 18h00 – 20h00: Práticas dialógicas e processos de subjetivação: desafios e implicações no trabalho social e em saúde (evento satélite)

inscrições online

  • 25/02/2021 14h00 – 16h00: Reflexões para o desenvolvimento da pesquisa de intervenção colaborativa: em que futuro podemos atuar? (workshop, evento a convite) 
  • 26/02/2021 14h30-17h30: Atenção intermediária, assistência remota e proximidade: uma proposta de projeto para o desenvolvimento do RERSUS “Atenção intermediária: comparação e transferência de ferramentas de gestão entre Itália e Brasil (mesa de discussão, evento a convite) 

O laboratório acontece entre os dias 22 e 26 de fevereiro, e está prevista tradução simultânea dos discursos. Lembrando que o Workshop acontece no horário Italiano. Atualmente estamos com 4 horas a menos.

Fonte: Laboratório ítalo-brasileiro
            2 em 1 Comunicação e Educação
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *