Carregando...
Notícias

Sistema Saeb aberto para secretários municipais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta terça-feira, 22 de junho, a etapa de cadastro dos secretários municipais de Educação no Sistema Saeb, ambiente que, entre outras funcionalidades, permite o acesso ao boletim das escolas e a outras informações individualizadas acerca do resultado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Também possibilita a elaboração de relatórios e gráficos, além de permitir a comparação e a compreensão dos resultados da avaliação.

O objetivo do cadastramento é dar acesso para as redes municipais de ensino ao banco de dados, de modo a facilitar os processos de planejamento, execução, supervisão e disseminação dos resultados das avaliações nacionais. Com o acesso ao Sistema Saeb, os secretários municipais poderão verificar os resultados preliminares das escolas, auxiliá-las na eventual interposição de recursos, acessar os boletins das escolas, além de outras funcionalidades.

Guia de acesso – O Inep disponibilizou, em seu portal, o “Guia de Acesso ao Sistema Saeb – Secretário Municipal de Educação“. O material apresenta o passo a passo para o registro dos secretários, incluindo acesso ao sistema, cadastro de senha e orientações para recuperação de senha, caso o usuário esqueça os dados de login.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. Tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do País e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

Confira o Guia de Acesso ao Sistema Saeb – Cadastro do Secretário Municipal

Fonte: INEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *