Carregando...
EducaçãoENEMMEC

Termina a reaplicação do Enem 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou, às 18h30 (horário de Brasília), deste domingo, 16 de janeiro, a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Quem solicitou determinados atendimentos especializados e teve as solicitações aprovadas poderá finalizar as provas após as 18h30, conforme previsto em edital. Também houve o segundo dia de aplicação para quem se inscreveu em setembro, após nova oportunidade, destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020 e para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.

Foram aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. No domingo anterior (9), os participantes já haviam realizado a primeira parte do exame, com provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação, com o tema “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.

Resultados – Os resultados do Enem 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro. Já os treineiros receberão os resultados 60 dias depois.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *