Carregando...
IntergeracionalidadeNotícias

UniSER completa 5 anos e recebe homenagem na Câmara Legislativa

Aconteceu hoje (17/5) à tarde, na Câmara Legislativa, a comemoração dos cinco anos da Universidade do Envelhecer (UniSER) um programa de extensão da Universidade de Brasília (UnB). Reconhecendo a importância do Programa UniSER foi proposta uma sessão solene pelo deputado distrital Roosevelt Vilela.
A mesa da sessão foi composta pela reitora da UnB Márcia Abraão, pela deputada federal Paula Belmonte, pelo senador Luis Felipe Belmonte, pelo aluno da UniSER Jairo de Souza Júnior e pelo secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Fernandes, o Toninho Costa, e a professora e coordenadora da UniSER/UnB, Margô Karnikowski. Participaram da solenidade alunos, professores, apoiadores e familiares.
A UniSER é um programa de extensão da UnB, que oferece curso de extensão “Educador Político Social em Gerontologia” gratuitamente para idosos. Até o momento já se formaram mais de 600 idosos em Brasília, nas cinco unidades distribuídas na Candangolândia, Samambaia, Taguatinga, Asa Norte e Ceilândia. Em média, cada unidade, possui 100 alunos a partir dos 45 anos de idade.
As aulas acontecem de segunda a sexta, das 14h às 17h30, e tem atividades de cunho extracurricular que podem ocorrer inclusive nos finais de semana.
De acordo com a professora Margô Karnikowski, nós nascemos inclinados a aprender, portanto, estimular e possibilitar o acesso à aprendizagem na terceira idade ajuda a formar uma sociedade mais inclusiva. “Compreender a essência do envelhecimento é empoderar os participantes à desenvolverem suas potencialidades, isso é muito recompensador”, afirma.
O deputado Roosevelt disse que este é um projeto que mais do que nunca se materializa pela paixão de cada um que se dedica ao próximo. Falou da sensibilidade da UnB, uma universidade respeitada mundialmente, com este que é um projeto social. “É um projeto fantástico, não só no campo do ensino, mas também atuar na proteção, no desenvolvimento, na melhor qualidade de vida desta população”.
O aluno Jairo de Souza Júnior falou da importância do UniSER na vida dele. Após trabalhar muito forte por mais de 45 anos, chegou o momento de aposentar e para ele foi um momento difícil porque ele tinha uma rotina pesada e, de repente, se viu sem essa rotina. “Olhando o jornal, vi o edital da UniSER, fui lá, fiz a inscrição e iniciamos as atividades na UniSER (…) e aí começa uma nova estória da minha vida que é estar na universidade. E começamos a estudar, a aprender. Em sala de aula, uma experiência fantástica, com alunos de 45 anos a, na nossa turma, 83 anos. E comparar a minha estória e a estória de tantos outros. Sempre estimulados pelos professores”.
A reitora da UnB, Márcia Abraão, parabenizou todos os envolvidos no projeto, e disse que a UnB tem um compromisso com esta cidade, com a sociedade brasileira e que é um orgulho a UnB participar deste projeto, que já tem convite para ir para várias cidades-satélites. A reitora afirmou que “este diploma que serão entregues é uma novidade, o resultado da sa primeira universidade federal a ter diploma digital no Brasil”.
A sessão solene ocorreu em vários momentos: a abertura; a apresentação do coral da UniSER; a fala dos componentes da mesa; o lançamento do Livro “Coisa de Velho – Proibido para menores de 60 anos” da autora e jornalista Vera Pinheiro; o corte simbólico do bolo em comemoração aos 5 anos da UniISER; homenagem aos professores e parceiros da UniSER; entrega dos diplomas da UnB a, aproximadamente, 208 formandos e soltura de balões.

2 em 1 Comunicação e Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *