Carregando...
2em1 na escolaCoronavírusEducação a DistânciaPortarias MEC

Virtualização da Extensão é tema de Projeto 2 em 1 na sua casa

No segundo seminário realizado nesta semana a 2 em 1 Comunicação e Educação, recebeu  no Projeto 2 em 1 na sua casa a Dra. em Educação, Renata Innecco Bittencourt de Carvalho, para falar sobre o tema virtualização da extensão no ensino superior. Com 20 anos de experiência em gestão na educação superior, ganhadora de vários prêmios na área de responsabilidade social e finalista do Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2020.

Entre os assuntos discutidos junta a professora Suzana Schwerz Funghetto, diretora da 2 em 1, sobre a atual situação da educação superior nacional: o ineditismo sem precedentes na história em decorrência da pandemia da COVID-19.

Em algumas  soluções sugeridas a pandemia, à professora Renata considera fundamental a substituição de reuniões presenciais entre professores e alunos por reuniões remotas por videoconferência (Google Meet, Zoom…) e atendimentos online à comunidade via (Whatsapp). Renata acrescenta a elaboração de folders e cartilhas digitais para a comunidade atendida pelas redes sociais de maior acesso pela comunidade atendida

As sugestões corroboram com a Portaria nº 5/2020 com o Parecer do CNE, de 28 de abril, sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.

As professoras Renata e Suzana concordam e apelam para a conscientização dos alunos ao uso das máscaras de proteção, bem como o acolhimento à comunidade discente em grupos de convivência virtual visando à saúde mental, elaboração de projetos de arquitetura para a comunidade carente para posterior entrega ou entrega com distanciamento e equipamentos de proteção.

Outros pontos sugeridas pela Professora Renata:

.Redirecionamento de atividades de Educação física para disponibilização de atividade físicas divulgadas pelo Youtube, com hora e dia marcados, para qualquer público.

  • Criação de um grupo de trabalho de professores para repensar as metodologias das atividades de extensão suspensas.
  • Definição as atividades de extensão que não puderam ser retomadas nas fases anteriores.
  • Identificação os objetivos/habilidades e competências de cada atividade extensionista.
  • Capacitação de docentes para uso das TICs nas atividades não presenciais
  • Debates para identificar se algum desses objetivos/habilidades e competências de cada currículo poderia ser alcançado com a mediação das TICs de maneira remota.
  • Reformulação dos regulamentos de atividades e de extensão para atendimento a legislação vigente.
  • Criação de grupos de trabalho com a participação de todos os atores institucionais.

Os seminários fazem parte do Projeto “2 em 1 na sua casa” que quer discutir temas relevantes para esse nível de ensino tendo como base. A agenda 2030 da ONU que considera a educação um bem público.

Nesta sexta-feira (22),  à 2 em 1 recebe Leonardo Ávila, Ph.D. em educação falará sobre “Virtualização das Avaliações e do Acompanhamento da Aprendizagem”.

A transmissão acontece no canal do YouTube da 2 em 1 Comunicação e Educação e pelo Facebook, sempre às 17hs.

A cada seminário o participante receberá um certificado.

As inscrições para cada evento acontecem no site www.2em1consultoria.com.br

Quem é a 2 em 1 Consultoria

A 2 em 1 Comunicação e Educação nasceu com a missão de guiar as Instituições, deste a educação infantil ao ensino superior, a alcançarem a excelência da qualidade da oferta do ensino, por meio de serviço de consultoria personalizada.

Fonte: 2 em 1 Comunicação e Educação

#2em1nasuacasa #ies #educaçãosuperior #pandemia, #ead #aularemota #digital #regulação, #provaonline #agenda2030onu

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *