Carregando...
AvaliaçãoEducação Superior

Wagner Vilas Boas de Souza será o novo secretário de Educação Superior

Wagner

Dono de vasta experiência no serviço público, Wagner Vilas Boas de Souza será o novo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Servidor público, ele voltará ao órgão depois de pouco mais de três meses na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de onde é concursado. A nomeação no Diário Oficial da União (DOU) sairá nos próximos dias.

De abril a novembro de 2019, Vilas Boas ocupou o cargo de diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior. Agora, retorna para a mesma secretaria. Também no MEC, já foi secretário-executivo adjunto, subsecretário de Planejamento e Orçamento, coordenador-geral de Orçamento, gerente de projetos, entre outros.

Wagner Vilas Boas de Souza é doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Administração Pública e especialista em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Ciências Contábeis pela União Educacional de Brasília (Uneb).

É autor de artigos científicos e capítulo de livro sobre inovação aberta para transformação da administração pública.

Wagner Vilas Boas de Souza é um dos criadores do Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SiMEC) e da Plataforma Aberta para Gestão e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional para as Universidades Federais Brasileiras (ForPDI), ambos com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é responsável pela formulação de políticas para a regulação e a supervisão de Instituições de Educação Superior (IES), públicas e privadas, pertencentes ao sistema federal de educação superior. A Seres foi criada em 17/4/2011 pelo Decreto nº 7.480/2011, absorvendo competências antes da Sesu, da Setec e da extinta Seed do Ministério da Educação.

É da sua alçada autorizar, reconhecer e renovar o reconhecimento de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológico) e de pós-graduação lato sensu, todos na modalidade presencial ou a distância. A Seres também é responsável pela Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (Cebas-Educação).

Entre outras atribuições, cabe à Seres também emitir parecer nos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e supervisioná-las, bem como os cursos de graduação e sequenciais, com vistas ao cumprimento da legislação educacional e à melhoria da qualidade de educação superior. Também gerencia o e-MEC, sistema público de informações cadastrais em âmbito nacional dos cursos e instituições de educação superior.

Fonte: Portal MEC

Acompanhe mais informações sobre a educação brasileira em nosso site: https://www.2em1consultoria.com.br/noticias/

Em nosso instagram e na página do facebook:

https://www.instagram.com/2em1consultoria/

https://www.facebook.com/2em1consultoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *